"Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo,
compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação
dinâmica que vincula linguagem e realidade."
Freire, 1976



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Programas de Banda Desenhada

Numa das aulas de TIC, direccionada pela docente da Unidade Curricular, Maria do Rosário, foram-nos facultados diversos sites, que nos podem ser úteis, quer para eventuais trabalhos académicos, quer para usar no nosso futuro profissional. Nestes sites, podemos encontrar bandas desenhadas que são gratuitas, a que o docente pode recorrer para realizar diversas actividades em sala de aula com as crianças.
É de salientar que estes dois programas apresentados de seguida, possuem características distintas, nomeadamente em relação à sua complexidade quer em termos gráficos, quer em termos técnicos, nem relação ao seu manuseamento, entre outros.
Em seguida, apresentamos dois desses sites, abordando os seus aspectos positivos e negativos.

Fig1- Pequena banda desenhada realizada pelo grupo

Stripgenerator, é um programa de fácil manuseamento e proporciona a qualquer pessoa a  possibilidade de construir uma banda desenhada, tendo ao seu dispor diversas imagens, tais como: animais, figuras humanas, objectos do nosso dia-a-dia, entre outros. Contudo tem as suas limitações: número reduzido de quadriculas para realizar a banda desenhada e o facto de a imagem ser a preto e branco.
No que diz respeito ao conteúdo do programa, consideramos ser um bom auxiliar de trabalho.

Witty Comic é também um programa de banda desenhada, mas a nível de manuseamento é muito mais elaborado que o anterior. Além de possuir cor, tem diversas imagens reais, diversos fundos, entre outros. Neste programa tanto as personagens como o texto já possuem uma posição pré-definida dentro de cada quadrado. mesmo assim, também não deixa de ser um bom recurso a ser utilizado em contexto de sala de aula.


Fig 2- Pequena banda desenhada realizada pelo grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário